Contactos

Telemóvel: 913916909
E-mail: umjardimemcadaescola@gmail.com

Um projecto com sentido

Gostava que os seus filhos desenvolvessem actividades na escola que os mantivessem em contacto com a natureza?

Com o patrocínio da Associação de Pais da escola dos seus filhos, o projecto Um Jardim em cada Escola pode tornar o seu desejo realidade!

Contacte-nos!

O que é?

Um projecto pedagógico de intervenção paisagista nas escolas, um projecto a pensar no bem-estar das crianças e na qualidade dos espaços exteriores.


Um projecto que torna o MEIO ENVOLVENTE acolhedor , propício às actividades lúdicas e de apoio às aprendizagens escolares.

Habitua as crianças a níveis superiores de qualidade do espaço exterior, tornando-as mais exigentes com a integridade do mesmo.

Defende a participação de todos os alunos, pais e comunidade educativa na implementação e manutenção do projecto.

Assenta nos princípios da sustentabilidade ambiental, reciclagem, biodiversidade, uso racional da água, resíduos e energia.


NOTÍCIAS



Olá a todos!

Como referiu o Tiago, tem sido em desafio enorme este recomeço das actividades de Jardinagem na Escola nº 30 dos Moinhos do Restelo.

Voltar à escola e observar como as crianças utilizam o espaço já recuperado durante os recreios, fez-nos reflectir sobre a nossa anterior intervenção.

Não podemos esquecer em nenhum momento que o objectivo deste projecto é pensar e construir um espaço, com os alunos e para os alunos. Um lugar onde estes se sintam bem, onde possam descansar e dispender energia, onde reconheçam e se orgulhem da sua participação e contribuição longo de todo o processo.

Ao ouvir algumas das respostas e dos comentários dos alunos durante a aplicação dos Inquéritos de Avaliação ficámos a reflectir (é esse o objectivo dos inquéritos, avaliar o que foi feito anteriormente) sobre como temos que pensar algumas alterações e ajustes ao espaço já construído, e em novas formas de abordar as áreas de intervenção que iremos construir.

À pergunta “Como pode ficar melhor este jardim?”
As repostas sucederam-se:
Mais relva, sítios para trepar, caixa de areia, casas para pássaros, animais, equipamentos infantis (pré-escolar),...

Assim, queremos apenas reforçar a ideia principal de todo este trabalho, ouvir as crianças, torná-las parte de um processo de construção de um espaço que é seu e que deve ser encarado como tal!

Agradecemos e continuamos a contar com a colaboração de todos!

Marta Monteiro


Sem comentários: