Contactos

Telemóvel: 913916909
E-mail: umjardimemcadaescola@gmail.com

Um projecto com sentido

Gostava que os seus filhos desenvolvessem actividades na escola que os mantivessem em contacto com a natureza?

Com o patrocínio da Associação de Pais da escola dos seus filhos, o projecto Um Jardim em cada Escola pode tornar o seu desejo realidade!

Contacte-nos!

O que é?

Um projecto pedagógico de intervenção paisagista nas escolas, um projecto a pensar no bem-estar das crianças e na qualidade dos espaços exteriores.


Um projecto que torna o MEIO ENVOLVENTE acolhedor , propício às actividades lúdicas e de apoio às aprendizagens escolares.

Habitua as crianças a níveis superiores de qualidade do espaço exterior, tornando-as mais exigentes com a integridade do mesmo.

Defende a participação de todos os alunos, pais e comunidade educativa na implementação e manutenção do projecto.

Assenta nos princípios da sustentabilidade ambiental, reciclagem, biodiversidade, uso racional da água, resíduos e energia.


NOTÍCIAS



Vereadora da Educação da CML visitou os Moinhos do Restelo

Conforme combinado, na passada 4ª feira, dia 27 de Fevereiro a Vereadora da Educação e Cultura da CML, Dra. Rosália Vargas e a sua Acessora, Dra. Rosária Alves, visitaram a escola EB1 nº30 Moinhos do Restelo, durante a Semana do Café.

Esta semana é organizada por pais, alunos e professores, para que os alunos recebam os pais servindo-lhe café e bolos num espaço em que expõem os seus trabalhos, desenvolvidos sobre um tema escolhido. Este ano o tema foi “A Leitura”.

A Sra. Vereadora almoçou no refeitório da escola com pais e professores, tendo a oportunidade de conversar e saber de perto as necessidades e anseios das pessoas que vivem diariamente nesta escola.

Marta Monteiro

3 comentários:

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Olá e parabéns pela vossa iniciativa e pelo vosso blogue, do qual apenas agora tive conhecimento.

O meu nome é Pedro Nuno Teixeira Santos, sou licenciado em Biologia e exerço como docente de Ciências e Matemática no Ensino Básico. Escrevo em dois blogues que abordam temáticas relacionadas, pelo menos em parte, com algumas questões que vos preocupam.

Deste modo, gostaria de vos colocar duas questões:

- Qual é a vossa opinião ou qual o nível de intervenção técnica que pretendem ao nível da conservação das árvores nos recintos escolares? A "poda radical" das árvores ornamentais é um gravíssimo problema que se manifesta não apenas ao nível das ruas das cidades portuguesas, mas também ao nível do interior dos recintos escolares, com nefastas consequências a vários níveis, como seja o da "deseducação" ambiental e cívica.
Está esta questão presente nos vossos "projectos"?

- A segunda questão é sobre se estão disponíveis para se deslocar directamente às escolas para explicar o vosso projecto?


Obrigado pela atenção e boa sorte

TTC disse...

Caro Pedro,
agradeço o seu comentário, o qual achei muito pertinente, sobretudo a pergunta relativa às podas. Por essa razão resolvi escrever directamente no blogue o que o nosso projecto pensa relativamente a essa questão, um verdadeiro problema nas nossas cidades.

Quanto à segunda pergunta, estamos à inteira disposição das escolas para apresentar o nosso projecto, coisa que aliás temos feito já em muitas. A aceitação tem sido muito boa.

Continuação de um bom trabalho.

Cumprimentos,
Tiago

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Caro Tiago,

Já tive oportunidade de ler a vossa opinião sobre a questão das podas, a qual subscrevo por inteiro. A questão da poda das árvores ornamentais no interior dos recintos escolares é de uma grande importância, pois não adianta ser feita uma "pedagogia da árvore" durante as aulas e, no decurso do recreio, os alunos serem confrontados com caricaturas de árvores.
Seria um pouco como ser apanhado a fumar pelos meus alunos, após ter dado uma aula sob os malefícios do tabagismo. Uma "imagem" tem muito valor...

Vou tentar sensibilizar a minha escola para o vosso projecto e tentar que no próximo ano lectivo a vossa equipa se possa deslocar à minha escola (Básica 2,3 Dr. Garcia Domingues em Silves) para falar do mesmo.

Bom trabalho e sucesso para o vosso projecto.

Cumprimentos.